Tapete Persa: como reconhecer e dicas de como e onde usar!


O tapete Persa é um clássico da decoração, e mesmo que você não tenha um, é bem provável que já tenha ouvido falar deste estilo de peça.

Além de trazer todo o conforto para o ambiente e sensação de aconchego, características comuns no uso de tapetes, o modelo Persa ainda traz consigo um estilo único e bem peculiar, que caracteriza a peça e a torna um clássico que perdura por séculos.

Mas você sabe como reconhecer um autêntico tapete Persa? E como usá-lo na decoração, você sabe? Se você ainda tem essas e outras dúvidas sobre esse tipo de tapete, vamos ao post com dicas.

Como identificar? #Características


O termo tapete Persa é comumente usado em um determinado tipo de tapete, mas muitas vezes o termo é empregado em versões que não são propriamente tapetes Persos.

Mas como saber se a peça é ou não um tapete Persa?

Para ser classificado como um Persa original, é preciso que a peça tenha as seguintes características:

  • Similaridade: nos tapetes autênticos, o trabalho é tão delicado e minucioso que o verso é idêntico a frente do tapete; ou seja, ao virar a peça é possível ver um avesso perfeito, mas com um pouco menos de intensidade nas cores.
Credit: www.casaeconstrucao.org
  • Trabalho manual: uma característica que torna a peça tão única é o fato do tapete ser exclusivamente um trabalho artesanal e feito a mão. E apesar da demora na produção artesanal, isso faz com que a peça seja única.
  • Estilo: o estilo dos desenhos caracteriza bastante a peça, e a composição também é uma das suas peculiaridades. Em um clássico e autêntico tapete Persa, a peça é composta por borda secundária externa (contorno na parte extrema do tapete); borda principal (contorno mais largo e que fica logo após a borda secundária); borda secundária interna (borda que fica depois da borda central e mais ao centro do tapete); cantos (ficam nas quatro laterais e dentro do contorno das bordas); medalhão central (desenho estilo medalhão que fica na parte central do tapete); e campo (preenchimento com desenhos que fica em volta do medalhão e dentro do campo definido pela borda secundária interna).
Credit: www.casaeconstrucao.org
  • Cores: a composição das cores também é uma característica bem comum dos tapetes Persas. Nas versões clássicas, a composição geralmente segue um mix de três cores – vermelho, amarelo e azul.
  • Tecidos: o material usado para a confecção da peça também é uma das características que ajuda a definir uma peça autêntica. Geralmente a peça é feita com lã e algodão, mas não é raro ver detalhes em seda, o que deixa a peça ainda mais nobre.
  • Desenhos: os estilo dos desenhos usados nos tapetes originais também é um característica marcante desse tipo de peça, e entre as formas mais comuns estão os desenhos geométricos, medalhões e flores.
Credit: www.casaeconstrucao.org

Diferença entre tapete Persa e Turco Apesar de serem visualmente parecidos, e comumente confundidos, os tapetes Turco e Persa são peças diferentes. E se você quer entender melhor as principais diferenças entre esses dois estilos de tapetes, vamos a um comparativo entre ambos:

TurcoPersa
Nós feitos em dois fios e em movimentos circulares e contínuosNós simétricos e feitos com um fio em cada linha vertical do tear
Mais resistente por conta do uso de dois fiosMenos resistente que a versão turca
Originário da TurquiaOriginário da antiga Pérsia, atualmente a região do Irã
Composto por figuras geométricas, animais e imagens de jardinsComposto por desenhos geométricos, medalhões e florais
A Diferença entre tapete Persa e Turco


Quanto custa? #Preço

Vamos ao grande ponto, que é preço de um tapete Persa original.

Com tantas características e detalhes que compõem esse tipo de peça, já dá imaginar que o preço não é dos mais em conta, e se você quer adquirir uma peça autêntica e feita artesanalmente no Irã, prepare o bolso, pois o preço pode chegar até US$ 15 mil o m². E você não leu errado, o preço está em dólar mesmo, então, já pode multiplicar esse valor e você vai ter uma tapete que custa bem mais que um carro popular. Mas é claro que estamos falando de uma peça super tradicional e por isso o preço é tão “salgado”; mas não desanime, pois dá para encontrar versões inspiradas nos clássicos tapetes Persas, e aí o preço é bem mais amigo. As inspirações seguem o mesmo estilo de cores e desenhos, mas são industrializadas e produzidas em diferentes países, e a boa notícia é o preço, já que o m² pode custar em média R$ 300. Ou seja, estamos falando de um preço dentro do padrão para tapetes.


Modelos de Tapete Persa na Decoração

E depois de saber como reconhecer um clássico tapete Persa, é hora de aprender como usar a peça na decoração; e basicamente, dá para seguir dois estilos:

  1. Clássico: na proposta clássica, o tapete estilo Persa, que é uma peça bem tradicional, é usado para compor uma decoração também tradicional e que siga a tendência clássica, mantendo todo o resultado harmonioso.
  2. Moderno: no caso do estilo moderno, o tapete é usado como contraste de uma decoração mais contemporânea e isso cria um visual de mais destaque para o ambiente.

Ambos os estilos são muito bacanas, e é preciso escolher uma linha decorativa que seja mais similar ao seu estilo. E para dar uma mãozinha, vamos a alguns projetos decorativos com esse tipo de tapete.

Credit: www.casaeconstrucao.org

Entre as propostas de decoração, este projeto apostou no clássico tapete Persa vermelho para decorar a sala. No ambiente, a cor vermelha destaca o projeto que tem predominância de cores claras, como bege. Os detalhes com plantas e flores dão um toque mais natural ao projeto decorativo, e ficam em harmonia com a proposta.

O espelho geométrico na parede segue uma tendência moderna

Fugindo um pouquinho do clássico, uma opção é o tapete Persa preto; cor usada neste projeto. Como a sala de jantar segue uma tendência de decoração moderna e com cores claras, a aposta foi pelo modelo com a parte central (campo) em preto, e assim o tapete que fica sob a mesa de jantar dá destaque e delimita a área.

O tapete para quarto de bebê não precisa ser propriamente um modelo infantil, e uma sugestão é usar um modelo clássico, como o Persa que foi usado neste projeto. No ambiente, as cores claras, como branco, são predominantes, e o tapete preto é destaque na parte central do cômodo.

O lustre retangular segue o formato da mesa de jantar

Uma inspiração de que é possível unir o clássico do tapete ao estilo moderno da decor é esta proposta decorativa. No ambiente, os detalhes modernos, como mesa de jantar preta e espelhos bronze são elementos do ambiente; e em contrapartida o tapete estilo passadeira foi usado no ambiente, trazendo esse estilo clássico e completando a decoração.

Engana-se quem acha que a peça é exclusiva de salas e quartos, o tapete clássico também pode ser uma proposta para compor e decorar um banheiro.

Nesta proposta, o banheiro de luxo é predominantemente branco e o tapete vermelho garante destaque ao ambiente e dá um toque mais aconchegante ao banheiro.

Fonte (Source): Tapete Persa: como reconhecer e dicas de como e onde usar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.